InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

União homoafetiva

Ir em baixo 
AutorMensagem
Lunachan
Novato
Novato

Número de Mensagens : 16

MensagemAssunto: União homoafetiva   Qui 3 Abr - 21:22

Sou advogada e estou estudando alguns casos para ajudar casais de amigos/amigas. Postarei algumas informações sobre o assunto. Espero ajudar. Se alguém quiser perguntar mais alguma coisa, pode perguntar. ^^

O contrato do qual vocês estão falando se chama "Contrato de União Estável Homoafetiva". Atualmente, esse contrato não tem a mesma validade da união estável, mas o INSS já reconhece o direito de pensão no caso da morte de um dos companheiros, além de ser possível a definição dos bens.

É um contrato registrado em cartório. Porém, não é em todo o país que os cartórios registram união entre pessoas do mesmo sexo. Há muita gente preconceituosa e algumas vezes é necessário entrar na justiça para garantir o direito a registrar a união homoafetiva.

Talvez nessa semana será julgado no Superior Tribunal de Justiça o caso de um casal de homens que pediram o reconhecimento da sua união estável, eles vivem juntos já há alguns anos. Estou torcendo para que esse casal consiga o reconhecimento, pois isso significaria a equiparação da união homoafetiva à união estável.

Eu também não concordo com essa discriminação entre casais héteros e homossexuais dada pelo Direito, e tenho argumentos suficientes para demonstrar que essa discriminação é ilegal. Porém, essa é uma questão muito complexa. Espero eu que logo o direito evolua... Em alguns países o casamento ou união estável já são autorizados, em outros, é crime punido com morte se relacionar sexualmente com outra pessoa do mesmo sexo.

Obs: Errei na hora de postar, eu iria apenas responder ao tópico que já está discutindo esse assunto ao invés de criar outro tópico. Se a moderação achar melhor, pode transformar meu tópico em uma mensagem... XD